Técnicas para aumentar a fidelização de clientes no seu negócio

Técnicas para aumentar a fidelização de clientes no seu negócio

Um bom relacionamento com o cliente pode ser o diferencial entre o sucesso e o fracasso de um negócio. Por isso ao investir em clientes, maior é a chance da sua empresa decolar, e os clientes continuarão voltando. Por esses motivos hoje você vai aprender técnicas para aumentar a fidelidade dos seus clientes e firmar o seu negócio.

Importância de clientes fiéis para pequenas empresas

A retenção ou fidelização de clientes é muito mais econômica do que uma aquisição de clientes novos. Além disso, quando você tem um orçamento limitado, a fidelidade do cliente é a melhor estratégia para expandir seus negócios. Por quê?

Bem, o foco em seus clientes já existentes aumenta suas chances de sucesso. Afinal cerca de 65% das vendas da maioria das empresas vêm de clientes já existentes, tanto de vendas repetidas quanto de novos clientes adquiridos boca a boca.

E com essa grande avalanche causada pela pandemia no comportamento dos consumidores, os clientes como nunca, buscam atendimento exclusivo. Por isso é fundamental que as empresas comecem a perceber que a luta pelo cliente não é mais só em torno do preço, mas sim de entendê-los como indivíduos. Então vamos as técnicas para seus clientes não abandonarem mais sua empresa.

Interação nas redes sociais

As redes sociais são uma das melhores ferramentas para estreitar relação entre cliente e empresa. Por isso faça o melhor uso delas para se conectar com seus clientes. Interaja com ele, faça perguntas, ofereça recompensas por se envolverem com seu conteúdo e poste de vídeos ao vivo.

O segredo é ser verdadeiro e sincero com seus clientes. Não fale apenas com eles, conte histórias e comece a conhecê-los. Pois assim quanto mais seus clientes sentirem que você está interessado de verdade neles e quanto mais aberto e honesto você for durante essas interações, mais eles confiarão e respeitarão seu negócio, influenciando-os a retornar.

Recompensas e brindes

Brindes e recompensas personalizadas farão seus clientes se sentirem valorizados, criando um forte vínculo entre você e eles. Você pode oferecer recompensas ou brindes a seus clientes por dar descontos, brindes ou outros incentivos com forme você for observando o que dá mais resultado. Talvez até uma porcentagem de desconto em determinados produtos que compram com frequência ou um presente numa data especifica.

Divulgue o que seus clientes fiéis dizem sobre seu produto

Clientes fiéis são uma mina de diamantes. Eles são os mais inclinados a recomendar seu negócio a amigos e parentes. E também geram conteúdo valioso apresentando seus produtos.

Quando os clientes que já compraram seu produto e te mandam depoimentos, fotos e vídeos: Divulgue! O conteúdo gerado pelo cliente é carregado e compartilhado, assim outros clientes se sentiram seguros em comprar e os que já compraram ficaram se sentindo importantes por terem sua opinião valorizada. Por isso apresentar esse conteúdo é uma ótima maneira de fazer seus clientes falarem sobre sua empresa. Ao reconhecer e compartilhar essas postagens, comentários e avaliações, você mostra a seus clientes leais que os aprecia e valoriza suas opiniões.

Experiência do usuário

Você já deve estar cansado de ouvir falar em experiência do usuário, porém não tem como fugir. Ela é um dos fatores mais críticos para determinar se um cliente fará uma compra com você ou com seus concorrentes. Assim, melhorar a experiência do usuário fazendo coisas como dar excelente atendimento ao cliente, ter um site responsivo e fornecer aos clientes uma interface simples e fácil de usar é uma maneira muito eficaz de conquistar a fidelidade dos seus clientes.

Quanto mais você trata bem seus eles e aprimora a experiência do usuário, maior a probabilidade de eles voltarem para mais informações e compras. Então dê uma atenção especial a esse ponto.

Responsabilidade social

Como sociedade enfrentamos muitos problemas seja em nível nacional ou até mesmo em nível mundial como: Crise climática, fome, maus tratos a animais, educação precária e tantos outros problemas. Assim essas questões afetam todos nós e quando mostramos por meio de nosso negócio que nos importamos com tais problemas, as pessoas se sentem mais motivadas a ajudar.

Por exemplo: Campanhas de arrecadação de fundos para alguma causa humanitária, por meio de doação de uma parte do valor da compra ou parceria com alguma ong. Também compartilhar como sua empresa faz para reduzir plástico, economizar água e energia, reciclar também incentiva as pessoas a quererem comprar de você, afinal se sentirão (e estarão) também ajudando o meio ambiente.

Espero que as técnicas aprendidas nesse artigo te ajudem você a fidelizar seus clientes e a melhorar seu negócio. Continue acompanhando nossas postagens semanais para alavancar suas vendas de uma vez.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *