Profissões do Microempreendedorismo que mais crescem

Profissões do Microempreendedorismo que mais crescem

O último ano foi marcado pelo aumento de 20% no número de MEIs registrados no Brasil. Por conta desse aumento significativo a matéria de hoje é dedicada a falar sobre os ramos de atuação dos MEIs que mais cresceram nesse ano.

O emprego do futuro

Microempreendedora

Ser um Micro empreendedor é a chave para muitos não só da tão sonhada independência financeira, mas a saída para o desemprego. Por isso ter esse aumento nos números dos MEIs registrados é uma notícia tão bem vinda. É um sinal da recuperação não só do país como um todo, mas das pessoas individuas que precisam de fonte de renda para sobreviver.

Carlos Melles, presidente do Sebrae disse em uma entrevista à revista Veja que: “Hoje, o setor de serviços, que representa 70% do PIB do país e é de onde se espera a retomada sólida da economia, representa a maior capacidade para nascimento e crescimento de negócios próprios.” Com essas palavras fica claro que o Micro Empreendedor tem uma grande importância nessa retomada da economia.

Setores que mais crescem no Microempreendedorismo

Agora que você já sabe da responsabilidade de ser um Micro empreendedor vamos ver as melhores áreas para se investir.

Salão de Beleza

interior de um salão de beleza

O ramo da beleza é um dos que mais cresceu. Ainda de acordo com Carlos Melles salões de beleza são o maior ramo dos Microempreendedores, lidera com 7,4 % do total. E se o número não para de subir é sinal de oportunidade para empreender.

Assim, se especializar em áreas como: Cabeleireiro, Maquiador, Manicure/ Pedicure, Design de sobrancelhas, Esteticista, Depiladora ou a venda de cosméticos é com certeza um bom investimento.

Alimentação

interior de um café

Não esse ramo não está saturado, muito pelo contrário está sendo “atualizado”, assim criando novas oportunidades de negócio. Com ou sem crise as pessoas não podem parar de comer e nem querem parar de comer fora a diferença é que se tem menos dinheiro para isso. Juntando isso ao fato de que para muitas pessoas o tempo não mudou, continuam trabalhando o dia todo e muitas pessoas trabalhando até mais o tempo para preparar uma refeição continua pouco ou até menor. Dito isso você já deve ter percebido que continua havendo a necessidade de comprar alimentos prontos, apenas com algumas modificações.

Então investir em fazer para vender pratos como marmitas prontas, não refeições muito sofisticadas que elevam o preço, mas alimentos de preço popular e de fácil consumo está sendo a alternativa para muitas pessoas. Um ramo que se popularizou muito rápido e vem ganhando força.

Além disso a confeitaria e outros ramos dentro da preparação de refeições e lanches rápidos e mais em conta estão sim se elevando e cada vez se consolidando mais.

Roupas e acessórios

interior de uma mini loja

Outro setor líder dos Micro empreendedores é o varejo de roupas e acessórios que ocupa 7,3 % do total de MEIs. Isso porque seguindo o princípio da alimentação, as pessoas não podem parar de se vestir, mesmo com a crise. O problema é que sobra menos dinheiro para isso.

Então apostar em vendas de roupas por catálogo e internet é uma excelente saída, pois geralmente nessas modalidades o preço é mais baixo e a qualidade ainda é mantida. E ainda no ramo do vestuário a procura por costura subiu muito. Assim podemos afirmar com bastante certeza que o setor de roupas e acessórios ainda pode ser bem lucrativo.

E-Commerce

vendedora e-commerce

E por falar em vendas na internet as vendas no E-commerce subiram 57,4% só no primeiro trimestre de 2021 em comparação com 2020, de acordo com o EcommerceBrasil. Então não há nem o que argumentar sobre que investir em vendas online é um ótimo negócio.

E uma das melhores vantagens de vender online é que você pode vender de tudo, claro que de preferência aquilo que venda e dê lucro. Mas não se assuste isso não é um bicho de 7 cabeças. Porém exige esforço e investimento em pesquisar e estudar sobre o que mais vende online.

Para concluirmos só gostaria de dizer que todo esforço vale a pena. Pesquise sobre essas atividades que mais crescem até achar a que combina mais com você e dará certo no seu caso. Então assim que encontrar o seu próximo ramo de atuação, mergulhe fundo nisso, siga nossas dicas e tudo dará certo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *