O que é uma Startup e será que vale a pena abrir uma como MEI?

O que é uma Startup e será que vale a pena abrir uma como MEI?

Com certeza você já ouviu falar sobre startup, pois desde que entraram no mercado se tornaram sensação, por causa da alta rentabilidade e baixo custo. Mas afinal, o que são startups? Um MEI pode abrir uma? E será que realmente vale a pena fazer isso? Continue lendo abaixo para descobrir todas essas respostas.

O que é uma startup?

reunião participativa startup

Startup é o termo dado a empresas com ideias inovadoras, focadas em lançar um produto ou serviço novo no mercado, ou ainda reinventar algo que já existe. As startups também são conhecidas por serem empresas de cenário incerto, pois como suas ideias são inovadoras, elas podem ser muito rentáveis ao mercado ou simplesmente irrelevantes. Em resumo, uma startup pode dar muito certo ou muito errado.

Para uma empresa ser startup ela não precisa ter um tamanho definido. Pode ser uma empresa de uma pessoa só ou com milhares de empregados. Porém geralmente o termo startup está mais ligado com as empresas no seu começo, não quando já estão consolidadas. Por que?

Porque o que diferencia uma startup de uma empresa normal é o risco. Empresas que surgem para atender públicos e serviços já existentes no mercado precisam brigar por espaço com as concorrentes. Por isso todas as decisões de empresas tradicionais são tomadas depois de muita avaliação da ideia, conversa entre os sócios, ou seja, os processos são lentos e cautelosos. Já com as startups a conversa é diferente, é tudo ou nada. Afinal são empresas que não tem concorrência, pois devem oferecer algo inovador. Então seus processos internos são muito mais ágeis e as ações por consequência também. Mas essa agilidade só é possível em empresas que estão recém se formando. Então é por isso que startups geralmente se referem a empresas em fase inicial.

Além do mais, o site do SEBRAE diz que: “Ser escalável é a chave de uma startup: significa crescer cada vez mais, sem que isso influencie no modelo de negócios. Crescer em receita, mas com custos crescendo bem mais lentamente. Isso fará com que a margem seja cada vez maior, acumulando lucros e gerando cada vez mais riqueza.”

Em suma, uma startup é uma empresa inovadora, ágil, de cenário arriscado, escalável e com alto poder de gerar valor.

Algumas dúvidas comuns sobre Startups

Dúvidas na parede

Startups são empresas somente de tecnologia e internet?

Embora a maior parte das startups invista nesse ramo, pois ele tem um custo de investimento mais baixo e uma divulgação mais ampla, não, as startups não se restringem apenas aos ramos de tecnologia e internet. Mas veja alguns exemplos de empresas startups para ter uma visão maior: Uber, 99, Netflix, Google, Apple, Paypal, Nubank, AEV Robotics, Spotify e muitas outras.

Quais os tipos de startup?

As startups podem ser B2B (Empresa fornece para empresa), B2C (Empresa fornece direto para o cliente) e B2B2C (Empresa fornece para empresa e cliente).

Posso abrir sozinho uma startup?

Pode sim, não existe lei que determine a quantidade de sócios para uma startup. Por isso você pode abrir uma startup sozinho ou com um ou mais sócios.

Startup tem regime tributário obrigatório?

Não tem, tudo vai depender do seu faturamento anual. Assim o regime tributário pode ser: Simples Nacional, Lucro real ou Lucro presumido.

Vale a pena abrir uma startup como MEI?

MEI dono de startup

Com certeza vale sim, nós temos vários artigos aqui no blog com os benefícios de ser um MEI, mas especialmente no caso da startup esses benefícios são ainda maiores.

Como já reforçamos bem no artigo, uma startup é uma empresa arriscada, suas ideias inovadoras podem ser ótimas ou não. Além disso a startup deve manter seus custos baixos.

Por esses motivos o MEI é uma das melhores opções para se abrir a Startup. A tributação é simples, as guias de imposto são de baixo custo e fixas, não requer capital social e nem sócio. Também o teto de faturamento é bem razoável para uma empresa recém criada. Então abrir uma startup como MEI vale muito a pena, pois facilita a abertura dela e o controle financeiro e fiscal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *