MEI: É obrigatório ter um contador?

MEI: É obrigatório ter um contador?

Bom, para abrir um MEI não é necessário ter um contador, porém com o passar do tempo e se você pretende que o seu negócio cresça é sim importante contratar um contador. Mas calma que vou te explicar em detalhes as vantagens de ter um contador e quando isso é obrigatório.

O que é ser MEI?

Microempreendedora

Você passa a ser um Micro Empreendedor Individual ou MEI quando regulariza o seu negócio, ou seja, abre um CNPJ e todas as ações de compra e venda do seu negócio são atreladas a ele, não mais só ao seu CPF.

Então assim você passa a ser uma pessoa jurídica. E além das suas obrigações civis passa a ter obrigações perante a lei como empresa. Pense por exemplo que periodicamente nós temos que pagar IPTU, IPVA, IR, votar nas eleições ou justificar, pagar multas por causa de alguma infração de trânsito, obedecer as leis, etc… Essas são algumas das nossas obrigações civis e agora como MEI surgem as obrigações jurídicas: Impostos pelas vendas, ICMS, ISS, respeitar o teto de lucro do regime escolhido, obedecer às leis trabalhistas e etc…

Você deve ter percebido que as nossas obrigações aumentam, porém essas novas obrigações não são habituais do nosso dia a dia até abrir o MEI. Por isso a necessidade em se contratar um contator. Ele ou ela é a melhor pessoa para nos guiar nessa etapa de obrigatoriedades jurídicas e ajudar quando nos deparamos com um cenário que não temos ideia do que fazer, como por exemplo: E se eu passar do teto de lucro, o que fazer? Esse é um caso que o contador poderá nos guiar.

Por que contratar um contador ao abrir o MEI?

Contador

Reforçando que não é obrigatório na lei ter um contador ao abrir o MEI. Mas vamos falar agora de uma série de benefícios em se ter um contador desde o primeiro momento.

Folha de pagamento

Se antes de abrir o seu negócio você trabalhava empregado, recendo salário e seu CCH todo mês e por isso acha que tem experiência em folha de pagamento ou mesmo se nunca viu um antes, pode até olhar na internet e achar fácil fazer o seu sozinho. Mas aí é que mora o perigo, pois o cálculo do salário, provisão de INSS, férias, FGTS, PIS, etc… não é tão simples quanto parece ou ao menos demanda um certo tempo para realizar esse cálculo e fazer as provisões antecipadas. Por isso ter um contador nessa hora facilita bastante o processo e o torna bem mais seguro.

Ajuda Fiscal e Trabalhista

Dúvidas sobre questões trabalhistas e fiscais são muito comuns e o Contator é a pessoa certa para sanar e resolver essas dúvidas. Além disso para que as obrigações fiscais sejam pagas em dia e de forma correta é fundamental ter um contador de confiança.

Escrituração Contábil

A lei não obriga a manter uma escrituração contábil, porém ter esses registros podem ser de grande ajuda. Pense naquele exemplo de você atingir um faturamento anual maior do que o permitido pelo regime de MEI. Então nesse caso se você tiver um contador que faça a sua escrituração contábil, você não pagará Imposto de Renda a mais. Por que está previsto na lei que se você passar o teto de lucro anual, mas tiver uma escrituração contábil regular não pagará “multa”.  Mais um forte motivo para contratar um contador.

Isenção de taxas

E se esses motivos ainda não foram suficientes, o contador ainda poderá ajudar você a pedir a isenção de algumas taxas, caso realmente não exista a necessidade. Além disso a Lei Complementar 123/2006 no artigo 18 ainda prevê que os escritórios de contabilidade devem realizar a primeira declaração anual simplificada da microempresa individual de forma gratuita.

Chegamos ao final da matéria, espero que o artigo de hoje tenha te ajudado. E que você considere realmente contratar um contador de confiança, pois assim o seu negócio será descomplicado, regulado perante a lei e com certeza você economizará muito com taxas e cobranças desnecessárias. Além disso terá alguém para sanar todas as suas dúvidas e ajudar a resolver qualquer problema fiscal ou trabalhista dentro da sua empresa. Então se você gostou do que aprendeu hoje continue lendo nossos artigos e deixe seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *