Erros fatais que os Microempreendedores devem evitar

Erros fatais que os Microempreendedores devem evitar

É comum novos empreendedores e até alguns com mais experiência cometerem alguns erros ao administrar o seu negócio. Mas esses erros podem ser bem perigosos, sendo capazes de até mesmo acabar com a sua empresa e leva-la a falência. Por isso preste bastante atenção aos erros mais comuns e fatais para o seu negócio abaixo. E se você estiver cometendo alguns deles não se preocupe, nunca é tarde de mais para mudar.

Atrasar as obrigações fiscais

As obrigações fiscais de uma empresa como os tributos a pagar para o governo, mensal e anualmente nunca devem ser negligenciadas. Pois o governo tem vários programas de incentivo aos empreendedores, principalmente aos microempreendedores.  Porém quando se é um mal pagador das suas obrigações, esses créditos ficam mais restritos, sem falar nas multas pelo atraso do pagamento. Então sempre se organize com suas obrigações fiscais.

Bagunça com as contas da empresa

Folha de pagamento, Fluxo de caixa, impostos, contas de longo, médio e curto prazo pode parecer um problema impossível de se resolver de forma legal, organizada e controlada. Porém a tarefa não parece tão difícil quando se tem a ajuda de um contator e você realmente para e tira um tempo para ver quanto dinheiro está saindo e para que lugar. Assim você conseguirá ter o controle das contas da empresa.

Misturar o dinheiro da empresa com o pessoal

Outro erro muito comum é misturar as finanças empresariais com as finanças pessoais. E esse é um erro muito grave. Pois você pode acabar perdendo o controle sobre que dinheiro é seu e qual é da sua empresa. Assim você não sabe mais se a sua empresa está dando lucro ou prejuízo e quando se der por conta pode ser tarde demais. Então o ideal é ter dois fundos diferentes: o seu e o da sua empresa.

Não ter, não saber e não seguir um planejamento estratégico

Um planejamento estratégico é o seu plano de negócio. Ou seja, onde a minha empresa está e para onde eu quero levá-la. E se você não sabe qual é seu plano de negócio, não tem ou não o segue isso quer dizer que a sua empresa está como que no mar, sendo levada pelas ondas, não é você que a guia, ela está simplesmente a deriva de afundar. Por isso é muito importante desenvolver um planejamento estratégico e segui-lo à risca. Desse modo você será o capitão da sua empresa.

Não fazer o uso correto da internet no seu negócio

A internet e todas as outras tecnologias disponíveis no mercado existem para ajudar o seu negócio. Por isso é um erro enorme não fazer o uso delas ou usar mal, como por exemplo: Não divulgar sua empresa nas redes sociais ou não otimizar os processos internos com sistemas automáticos. Faça o uso dessas ferramentas a favor do seu negócio, assim você terá uma empresa bem conhecida, consolidada e eficaz.

Não melhorar o negócio

O mundo em que vivemos está em constante mudança. Por isso não podemos nos acomodar e nem a nossa empresa. Atualize seus funcionários com cursos e palestras, atualize a parte operacional da sua empresa com ferramentas modernas, se atualize por meio de cursos e graduações. Deixar esses processos mais rápidos, otimizados e modernos farão com que o seu negócio se torne uma empresa referência e estará preparada para o mercado atual. Além disso, uma vez que você começa a implementar pequenas melhorias e atualizações vira um processo automático e aos poucos você conseguira implementar melhorias ainda maiores.

Concorrentes, quem são?

Não saber quem são seus concorrentes é um erro gravíssimo. É fundamental saber contra quem se está concorrendo. Afinal, se não é de você que o seu cliente irá comprar ele comprará de outra pessoa. E você precisa saber quem é ou quem são essas pessoas e por que o seu cliente quis comprar deles e não de você. Mas para que saber disso? Para que na próxima oportunidade de venda você saiba onde errou e o que precisa melhorar. Em suma, conhecer os seus concorrentes e os pontos fortes deles farão você saber o que precisa melhorar no seu negócio.

Tiro no alvo

Você precisa saber qual é o alvo da sua empresa para poder acerta-lo. Então estabeleça um objetivo para ela, metas para ir alcançando aos poucos, indicadores de desempenho e os valores da sua empresa.

O objetivo te ajudará a sempre manter em foco aonde você quer que a sua empresa chegue, lembre-se de ser um alvo realista.

As metas vão ajudar a te encorajar a continuar na busca pelos seus objetivos. Pois são alvos de curto prazo.

Os indicadores de desempenho irão te ajudar a saber no que a sua empresa está indo bem e no que ela precisa melhorar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *