E-commerce no varejo- Como os empreendedores podem se beneficiar?

E-commerce no varejo- Como os empreendedores podem se beneficiar?

O e-commerce já se provou inúmeras vezes o futuro de vários setores do mercado de trabalho, e no ramo do varejo não é diferente. A chegada da pandemia impulsionou ainda mais os números, que já eram altos, de vendas pela internet. Mas como você empreendedor pode se beneficiar disso? É o que vamos responder na matéria de hoje.

Qual o futuro do varejo?

loja vazia

Em um estudo produzido pela Checkout.com, uma empresa de automatização de pagamentos, constatou que três quartos dos consumidores Europeus e Britânicos dizem que o futuro do varejo é digital e 30% estão procurando experimentar novos métodos de pagamento digital no próximo ano.

 Além disso, 61% dos consumidores dizem que o investimento no varejo online é a única maneira de garantir a sobrevivência, enquanto 97% dos CEOs do e-commerce acreditam que a indústria precisa desenvolver modelos de negócios cada vez mais inovadores para se manter relevante, lucrativa e resiliente nos próximos meses.

Assim pode se dizer que as pessoas estão cada vez mais buscando consumir pela internet e se inteirando das melhores maneiras de fazer isso. Ao mesmo tempo em que as empresas estão se automatizando para oferecer mais serviços digitais.

Influência da pandemia

mascaras a venda

A pandemia fez o boom do e-commerce alavancar ainda mais rápido. Só no Brasil o e-commerce representou 11% das vendas no varejo após a pandemia, ou seja, um índice maior de 75% acima dos 6% registrados antes da pandemia.

E falando a nível mundial, o aumento foi cerca de 30% no nível de vendas em e-commerce. Assim não restam dúvidas de que o fato de as pessoas terem que ficar em casa e a necessidade do consumo, fortaleceu ainda mais o elo entre o consumidor e o e-commerce.

Setores no Varejo que dispararam

A influência da pandemia ainda fez setores específicos do varejo dispararem no número de vendas. Vamos conferir alguns deles:

Eletrônicos

Mulher usando eletrônicos

Um dos setores que já era gigante e disparou ainda mais na pandemia foi o de eletrônicos. Principalmente os relacionados a escritório e diversão. Afinal o número de trabalhadores em Home office cresceu de modo significativo. E com a maioria dos estabelecimentos fechados o jeito foi encontrar jogos de vídeo game, brinquedos eletrônicos para as crianças e acessórios tecnológicos para adultos se recriarem no conforto de casa.

Supermercado

preparando entrega de compras

A pandemia restringiu até mesmo as idas corriqueiras ao mercado. Então serviços como os de fazer compras pelo site ou aplicativo de mercados e receber os produtos em casa ou apenas retirar no mercado subiu absurdamente. Assim várias marcas de mercado aderiram a essa modalidade com algumas particularidades entre um e outro.

Moda

casamento na pandemia

Outro setor em que a pandemia contribuiu bastante para o seu aumento foi no setor da moda, principalmente no ramo dos casamentos. Afinal, muitos casais tiveram que se reinventar para poder comemorar o dia do casamento, seja em questão de número de convidados, lugar ou festa, mas a vestimenta a caráter não pode faltar. Então por isso comprar vestidos de noiva online se tornou a saída perfeita, como pelo site www.bellovestido.com.br que é um dos pioneiros nesse setor.

Casa

Quadros para casa

Com certeza passar mais tempo em casa nos faz enxergar várias melhorias que podemos fazer. Por isso não é de admirar que o setor do varejo de utensílios para casa e cozinha tenha aumentado tanto a demanda, principalmente na parte de decoração.

Saúde

academia em casa

Itens relacionados a saúde e bem estar também estão no topo da lista de aumento. Pois no cenário em que nos encontramos a preocupação com a saúde alcança um novo patamar. Então suplementos alimentícios, equipamentos para exercícios, remédios, itens de higiene, programas de treinamento corporal, entre outros, vendem atualmente muito mais do que antes da pandemia.

Mas então como os empreendedores podem se beneficiar dessa situação?

automatizando negócio

Atualize seu negócio. Independentemente de qual seja o seu nicho de vendas dentro do varejo, encontre a melhor maneira de colocar seu negócio também no e-commerce. Assim o aumento nas suas vendas e por consequência na sua lucratividade será sentido rapidamente. Além disso, a estabilidade do seu negócio será ainda maior, pois estará caminhando para o futuro das empresas, não ficando estagnado no mesmo lugar.  

Qual deve ser o diferencial?

entrega rápida de pedidos

Apenas colocar os seus produtos para vender na internet não é segredo do sucesso. Pelo contrário, ainda existe muito chão a percorrer. Você precisa ter em mente que são cada vez mais empresas de todos os tamanhos e setores, lançando seus produtos e-commerce. Então a sua empresa tem que ter um diferencial para não ser engolida pela concorrência.

O consumidor fica a cada dia que passa mais exigente, e o vendedor que mais atinge essa expectativa é o que leva a venda. Então se esforce para oferecer sempre uma experiência de compra personalizada, sim, mesmo pela internet.

O cliente tem presa. Um fator que influencia bastante a decisão de compra pela internet é o tempo de entrega. Por isso sempre tente deixar os seus processos internos mais rápidos e cada vez mais ágeis, além de contratar empresas de entrega confiáveis e que cumpram os prazos. Assim você conseguirá ter prazos de entrega equilibrados e clientes mais felizes.

Nós como seres humanos gostamos de variedades. Então se no seu catálogo de produtos você tiver bastante variedades, com certeza atenderá uma gama maior de consumidores e fará mais vendas.

Essas foram algumas dicas de como ter um diferencial no seu negócio que agrade o consumidor. Desse modo, clientes felizes são clientes que voltam para comprar novamente e recomendam a sua empresa.

Espero que o artigo de hoje ajude você a melhorar o seu negócio e aumentar ainda mais as suas vendas. Gostou da matéria de hoje? Deixe abaixo os seus comentários e continue lendo nossos artigos.

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