Como gerenciar de modo eficiente o fluxo de caixa?

Como gerenciar de modo eficiente o fluxo de caixa?

Gerenciar o fluxo de caixa da sua empresa com eficiência é fundamental para a sobrevivência do seu negócio. Com certeza você já ouviu falar várias vezes que muitas empresas que antes eram lucrativas ficaram sem caixa.  O primeiro de tudo em um negócio é manter o controle do seu fluxo de caixa. Fique de olho no ritmo dele, se você tem trabalhado menos no gerenciamento do caixa do seu negócio, essas dicas a seguir o ajudarão a aumentar seu fluxo de caixa, para que você não corra o risco de cair no erro de tantas empresas.

Entenda seus custos

Manter o controle das despesas do negócio é essencial para aumentar o fluxo de caixa e os lucros da sua empresa. Refreie os custos e se prepare para despesas imprevisíveis. Pensar em prevenir os custos e quaisquer eventualidades fará você não ser pego de surpresa.

Você deve entender quais são seus custos presentes antes de planejar os futuros. Isso significa coletar dados de forma eficaz. Saber quais são suas dívidas não deve ser um trabalho extra, mas sim ser parte integrante e prioritária de suas operações regulares.

Software contábil para pequenas empresas

Invista em um software de contabilidade simples e inteligente para sua empresa. A contabilidade é uma parte primordial da base de um negócio. Se a sua contabilidade não for gerenciada de forma correta, isso com certeza irá afetar todos os outros processos da empresa. Assim sendo, o auxílio de um software ajudará você a organizar o fluxo de caixa do seu negócio de maneira prática.

Mas talvez você pode se perguntar quais são os benefícios da contabilidade de software para o seu negócio? Bem, você poderá acessar de forma rápida qualquer informação dos seus lucros e prejuízos. Torna mais fácil também para você fazer pesquisas e comparações dos seus ativos e passivos ao longo dos meses e anos, assim você pode verificar regularmente o fluxo de caixa de sua empresa efetivamente.

Quais as necessidades do seu negócio?

Saiba antes de mais nada saiba quais são as necessidades da sua empresa. Antes de escolher uma plataforma de contabilidade, pense nos requisitos do seu negócio. É provável que, como proprietário de uma empresa, você procure economizar dinheiro. É a prioridade de qualquer pessoa na vida. Mas você também deve procurar expandir seus negócios. E esses dois objetivos muitas vezes batem um no outro. É por isso que os empresários tendem a virar as costas para um deles. E geralmente esquecem das necessidades da empresa como a parte da divulgação, venda, marketing e contabilidade.

Então, faça um favor a si mesmo e a sua empresa e tenha bons profissionais ao seu lado. Talvez se você estiver muito no inicio de um negócio seja difícil ter vários funcionários de carteira assinada. Mas terceirizar alguns serviços para ter profissionais qualificados para te ajudar é um investimento. Por exemplo, você não precisa ter um setor de contabilidade, mas tenha um contador que você pode contar para te ajudar na escrituração e outros processos relacionados. Assim você terá mais tempo livre para lidar com outras tarefas do negócio. Os proprietários de empresas não são contadores profissionais, pois pode haver leis e impostos a pagar que você nem faz ideia. Com isso em mente, se previna e pense no cenário geral de onde sua empresa está inserida e como mantê-la.

Lucro e fluxo de caixa são coisas diferentes

O fluxo de caixa é o dinheiro rotativo que entra e sai do negócio mensalmente. Os pagamentos que você recebe e os pagamentos que faz. É o dinheiro vindo de operações, investimentos, financiamentos e outras atividades. É o dinheiro que você tem disponível para cumprir suas obrigações comerciais existentes e atuais. O fluxo de caixa permite que você pague suas despesas em tempo, como funcionários, aluguel, fornecedores, seguros, etc. Ele afeta quanto dinheiro você tem disponível em seu negócio.

Já o lucro é o ganho financeiro que sua empresa está tendo em seus serviços ou produtos. Se você está tendo mais dinheiro do que custos, significa que você está lucrando. O fluxo de caixa e o lucro são medidas muito importantes de sucesso para uma empresa e podem afetar muito a estabilidade da sua marca, mas não são a mesma coisa.

Ter um fluxo de caixa deficiente significa que sua empresa não pode cumprir as obrigações financeiras, como pagar a todos. Isso pode acontecer mesmo se você estiver lucrando. Ser lucrativo não significa que você tenha fluxo de caixa adequado. O rápido crescimento de uma empresa pode causar falhas nos negócios, como baixo fluxo de caixa, lucro ou ambos. Podendo ser causado pelas operações de negócios, atendimento ao cliente ou gastos excessivos. Como mencionado, um produto de sucesso rápido pode levar sua empresa a tomar grandes decisões de gastos inesperados.

Em um negócio em crescimento, acompanhar o fluxo de caixa e obter lucro requer muita atenção e esforço. Contrate um contador para gerenciar o fluxo de caixa do seu negócio, para que você possa cuidar do resto. Corte custos desnecessários e invista na sua empresa, não tenha medo de usar o dinheiro para fazê-la crescer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.